"A medida do amor é amar sem medida" Santo Agostinho

quarta-feira, 9 de março de 2011

Aprendizado


Muitos problemas já se abateram sobre mim e trouxeram meus medos como acompanhantes. Já sofri com a ausência de amor e cuidado durante toda minha infância. Sofri com uma perda muito dolorosa agora já adulta, que tem custado desaparecer. Com uma doença que me trouxe muitos problemas e medos e alguns apertos complicados. Por muitas vezes já perguntei o porquê desses problemas, sem respostas, óbvio, não existe respostas para esses tipos de perguntas. Essas coisas acontecem ou porque fazem parte da vida ou como conseqüências dos nossos atos falhos, como simplesmente é mais difícil assumir a culpa nós apenas seguimos nos perguntando o porquê e colocando a culpa em outras pessoas, é mais fácil.

O interessante é que, hoje , quando paro para refletir , gosto de ter passado por situações tão difíceis, já que, se por acaso eu não tivesse enfrentado estas situações, muito provavelmente não saberia que carrego essa força e essa capacidade de resolver as coisas sem culpar os outros e nem teria aprendido muito sobre o mundo e sobre mim mesmo. Mas não sou de todo tão compreensiva. Consigo, umas vezes, reclamar demais diante de situações difíceis e falar muitas vezes que Deus é injusto. Mas em que adianta esse tipo de atitude? Definitivamente não aprendo nada.

Então do que adianta o sofrimento sem o aprendizado? Tenho aprendido escolher o aprendizado e não a dor interminável para passar pelo sofrimento, inerente a vida. Tenho um longo caminho, é bem verdade. Tenho sido bem imatura em muitos momentos. Mas ainda tenho uma vida de aprendizado pela frente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário